domingo, 25 de abril de 2010

25 DE ABRIL...36 ANOS...MELHOR OU PIOR?


Há 36 anos, o 25 de Abril trouxe aos portugueses os ideiais democráticos, a esperança de uma maior igualdade perante a lei e a economia do país, o desejo de uma liberdade realizadora da pessoa humana. Hoje, no entanto, fala-se em défice democrático, em uma maior desigualdade entre os poucos muito ricos, e os muitos muito pobres, em uma justiça que não é igual para todos, numa liberdade que fez aumentar o crime.
Depois de 36 anos de "Liberdade", jovens com 30 anos, que não viveram o antes 25 de Abril e que sempre viveram em "democracia", pensam que estarão melhor ou pior?
Quando olham todos os dias para o jornais e televisões e veem a criminalidade a aumentar, porque o Ordenado dos Agentes da autoridade são baixos e não vale correr o risco, quando a lei, muitas das vezes penaliza o próprio Agente, quando os Ricos cada vez ficam mais ricos e os Pobres cada vez mais Pobres, quando os Políticos que deviam dar o exemplo, andam ás teias com a Justiça, derivado a pequenos grandes favores e nunca são condenados, Quando processos se arrastam nos tribunais derivado a pessoas que teem dinheiro para pagar a bons advogados e nunca são condenados, Quando a Juventudo está junta em diversos panoramas e SOMOS TRATADOS COMO CRIMINOSOS, enquanto os verdadeiros criminosos se divertem a fazer o que querem,... Nós, a Juventude pensamos, "VALE A PENA LUTAR POR UM IDIAL, ENQUANDO NO NOSSO PAÍS SE AFUNDA NA CORRUPÇÃO????
Não foi para isto certamente que se fez em Portugal o 25 de Abril. Estas situações atrás descritas levam á intolerância, volta o medo a boicotar o diálogo democrático, governa-se no estilo arrogante desdenhando dos parceiros sociais.
Estas atitudes são patentes na relação, não só entre o governo e a oposição, mas também nas suas relações com os sindicatos, com as Igrejas, e até com o poder local. Quem visitar a galeria Clemente Mouro em Castelo Branco, onde estão patentes os ideais proclamados na revolução dos Cravos, e comparar com o que se passa hoje em Portugal, dificilmente chegará a conclusões muto diferentes destas que acabo de apresentar.
ACREDITAMOS NUM FUTURO MELHOR, APENAS DESEJA-MOS QUE O MUNDO POLITICO POSSA MUDAR DE ATITUDE, PORQUE SE NÃO CORRE-SE O RISCO DE UMA NOVA REVOLUÇÃO!!!
VIVA O 25 ABRIL!!!

Sem comentários: